segunda-feira, 25 de junho de 2007

"Saímos à rua de cravo na mão sem dar conta de que saímos à rua de cravo na mão a horas certas"

Uma das minhas obras de referência na adolescência, daquelas que decorei e cantava até à exaustão minha e de quem me ouvia, vai ser agora reinterpretada por vários novos artistas.

FMI - Give me some money dia 28 de Junho, 23h MusicBox - Cais do Sodré

Deixo aqui a letra mas para quem nunca ouviu, por favor, que o faça primeiro. Não percam a oportunidade de poder rir e chorar na mesma peça musical (assim me aconteceu).
É um momento mágico e dramático, do autor e do país que o proporcionou. Carregado de emoção e política, duas esferas que durante os loucos anos setenta...e quatro em diante mal se distinguiam (digo eu, que só vivi as réplicas desse período). Aliás, o que José Mário Branco sintetiza genialmente no seu FMI é o que eu gosto de pensar como a passagem de Portugal do período da "emoção política" (com o 25 de Abril), para a "política emocional", e finalmente para a "política das emoções". É durante a ascensão dessa política das emoções que José Mário Branco escreve FMI, e por causa dela, "numa noite de Fevereiro de 79".
É pelo menos assim que eu o vejo, depois de muitas vezes ouvi-lo.

Quanto à reinterpretação, espero para ver.

Sem comentários: