segunda-feira, 18 de junho de 2007

Constatação II

Existe uma frase muito comum entre nós, os portugueses (e ao dizer isto sei que corro o risco de estar a particularizar algo que talvez seja geral e afecte todos os povos do mundo contemporâneo):

"É preciso mudar as mentalidades"

Hoje confrontei-me com um caso em que a pessoa que acabara de proferir estas palavras era simultaneamente o seu destinatário. Podia ser um juízo de valor meu, mas não, esta pessoa recusava-se aceitar a própria situação para a qual reclamava uma mudança de mentalidades, a fim de ser aceite pelo comum dos mortais.
Resultado, surgiu-me a seguinte questão: será que isto é válido para toda e qualquer situação em que aquela frase é empregue?
Surgiu-me também um esboço de resposta: é claro que não, idiota.
Veio então outra questão: Será que esta frase é empregue por quem se sente incapaz de mudar a sua mentalidade face a algo, perpetuando assim essa sua condição e ao mesmo tempo...a célebre frase?
Qualquer coisa do tipo "iá, iá...tens razão, não me chateies".

Não me surgiram até ao momento novas respostas nem perguntas.

Sem comentários: