sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Kafka vs. Dostoiésvki

Não quero fazer disto um daqueles confrontos do Krash do Kulto, a opor o Cristiano Ronaldo ao Lucky Luke ou o Tio Patinhas ao Mr. Burns. Aliás, já nem tenho idade para saber estas coisas, nem filhos ou coisa parecida que vibrem com isso. Posso garantir, no entanto, a todos os que ficaram curiosos, que o Kafka ganharia ao Dostoiésvki, por ter mais um 'K' no nome, e o júri do Kulto gosta muito disso. Já com o Lucky Luke...não sei.

A comparação entre estes dois gajos, o Kafka e o Dostoiévski, surgiu hoje numa conversa entre amigos. Nada de grandes conclusões, não se espere. Na verdade somos todos um bocado "pseudos", eu e os que estavam comigo.

Por isso as nossas conclusões só podiam sair em formato digest, reader's digest. Aqui vai:

Kafka - Esquece. Não vale a pena tentar. Este é o único caminho, não existe nada para além do que vês. Habituas-te ou morres...ou mato-te.

Dostoiévski - Ai, a minha vida. Podia ser tão melhor. Podia fazer e ser tanta coisa outra do que sou. Há tanto mundo lá fora. Tanto, que fico cansado só de imaginar...bom, vou dormir.

Espero com isto ter elucidado as crianças com menos de 12 anos sobre as diferentes perspectivas destes autores no que diz respeito ao drama humano.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Stopping while moving